sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Trip Oxente - Dias 5 e 6

Pausa proposital na redação do blog devido ao calor e cansaço acumulados (fora alguma coisa que comi e que não desceu bem ). Nada disso impediu de aproveitar as belezas de São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte!

Saímos de Sousa na Paraíba rumo ao litoral do Rio Grande do Norte na quarta pela manhã enfrentando forte calor e as costumeiras belas paisagens. Passamos por algumas rodovias estaduais bem mal cuidadas graças às dicas que recebemos por aí,  fugindo do nosso roteiro original. Ainda bem que não estragou a viagem. Desafiamos mais uma fronteira estadual e a expectativa foi aumentando cada vez mais. Ô lugar que não chegava logo ! Mas a espera valeu a pena! São Miguel do Gostoso e região são mesmo de tirar o fôlego! Praias lindas e pacatas. Uma paz ímpar. Percebemos assim que pousamos na Pousada Chantilly, comandada por um Capixaba e uma Inglesa. Fica na beira da praia e é bem pequena.

No dia seguinta (ontem) alugamos um buggy e fomos à Praia de Perobas (a uns 45 minutos de São Miguel) pegar uma embarcação para mergulho em alto mar,  próximo ao farol onde existem bancos de areia e corais . No mergulho em água rasa , devido à maré baixa , podemos ver vários peixes curtir as águas transparentes sob um céu azul. Na volta comemos lagosta e peixe grelhado e tocamos para a Praia de Tourinhos onde é conhecida por ter o por do sol mais bonito da região.

Hoje iremos para Praia de Pipa a 180km de São Miguel pela BR 101.  Vamos dar um pulo no Marco Zero da rodovia. Devo ficar mais uns dois dias sem atualizar por pura lezera mesmo.

Até daqui a pouco!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Trip Oxente - Dia 4

Dia 4: hoje teríamos um roteiro curto entre Salgueiro , em Pernambuco , para Sousa , Paraíba , pela BR 116. Seriam 217km pra conhecer o Vale dos Dinossauros e dormir cedo para enfim chegar ao litoral amanhã no Rio Grande do Norte. Arrumando as bagagens nas motos surgiu a idéia de mudar um pouco o trecho e esticar até Juazeiro do Norte no Ceará, pra conhecer a estátua do Padre Cícero. Como sempre , não conhecíamos as estradas e fomos na sorte. E que sorte ! Uma bela paisagem pelo Vale do Cariri!  Curvas e Horizontes lindos ! Na chegada a Juazeiro do Norte  , procurando posto pra abastecer , passa um cara numa Drag Star customizada linda do outro lado. Comprimentamos e tocamos pro posto.  Eis que aparece o rapaz da Drag Star que se apresenta: Alex, do Aventureiros do Cariri.  Pense num cara gente fina. Ele fez questão de nos guiar pela cidade , levar pra comer no restaurante Coisas do Sertão ( mais um ótimo atendimento ) e depois nos levar pro complexo onde está a estátua do Padre Cícero. Nunca parei pra pensar em conhecer este lugar e me impressionei com a organização e energia positiva! Muito agradável!

Nesse meio tempo estava em contato com o Luis Sucupira de Fortaleza pela internet. Ele fez questão de encontrar os contatos do pessoal que vive onde passaríamos pelo novo roteiro para conseguir apoio , que sempre vem acompanhado da velha e boa acolhida famosa entre os motociclistas. Me indicou o Lavoisier Lino , de Patos na Paraíba,  que logo encontrou uma turma boa em Cajazeiras - PB e Sousa.

A galera se movimentava pra nos receber na rodovia enquanto saíamos de Juazeiro do Norte rumo à Sousa. A descida pela Chapada do Araripe  mais uma vez impressionou pela beleza e diversão.

Após isso enfim alcançamos a BR230, famosa Transamazônica.  Pra quem não sabe ela tem o marco zero na Paraíba , mas essa história fica pra mais tarde. Tocamos em frente até passar a fronteira entre o Ceará e a Paraíba . Infelizmente não conseguimos encontrar os irmãos de Cajazeiras por conta do horário e cansaço. Em Sousa, no hotel , o Ailton, do Pegadas no Asfalto, e o Abel, do Justiceiros do Asfalto, vieram nos encontrar para a acolhida na cidade. Resolvemos então ir conhecer a lanchonete SS do Ailton para o rango da noite. Foram bons momentos de histórias e conhecimentos passados . Nos divertimos muito e no final ficou a promessa da visita ao Moto Capital em Julho. Espero revê-los lá !

Toda essa história de hoje não teria acontecido se tivéssemos seguido o roteiro original pois não indo à Juazeiro não teríamos encontrado o Alex, eu não teria visto a mensagem do Luis Sucupira que desencadeou os demais contatos e teríamos ido dormir cedo sem ter encontrado estas pessoas bacanas em Sousa.

Amanhã tocamos cedo pra São Miguel do Gostoso-RN. Será o primeiro de vários dias de litoral e boas aventuras Nordestinas. Boa noite e até daqui a pouco!

Ps: Até aqui todas a estradas estavam entre boas e ótimas condições , com poucos trechos necessitando reparos. Notei que apoio existe em todos os trechos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Trip Oxente - Dia 3

Dia 3 da nossa aventura. Saímos de Itaberaba logo cedo rumando pra Feira de Santana via Ipirá. Uma estrada vazia e muito bonita! Me sentia renovado com a paisagem e o prazer de pilotar na estrada vazia de horizonte sem igual.  Mal sabia que ia passar raiva mais adiante. Antes , uma parada para ajustar a corrente da minha moto e o parachoque da do Manu em Feira de Santana.

Em seguida o pior trecho da viagem toda certamente.  Muitos caminhões na saída da cidade. Quase 3 horas pra rodar 150 km!  Que raiva ! Depois da parada em Euclides da Cunha o movimento amenizou-se e conseguimos recuperar o tempo perdido com paisagens de estradas vazias e o sertão verde com os açudes cheios! Uma benção! Depois da travessia do Rio São Francisco chegamos a Salgueiro em Pernambuco às 17h , conforme previsão original. Amanhã teremos um trecho curto rumo a Sousa na Paraíba pra conhecer o sitio arqueológico de la! Até daqui a pouco.