domingo, 4 de maio de 2014

Missão 30 anos: quinto dia

Quinto dia e tomei a ousadia de aquietar por Foz mesmo, para descansar, afinal amanhã já volto a rodar. Além disso, vou fazer as compras das muambas, já que descobri que domingo o Paraguai "fecha pra balanço".

Logo pela manhã, depois do café, fui procurar onde passa o ônibus para as Cataratas e me deparo com uma procissão acompanhada por uma cavalgada de uns 50 gaúchos pela av. Argentina. Se alguém souber o nome do santo me diz aí!

Depois disso, achei meu rumo pras Cataratas. Peguei um ônibus e fui conhecendo a cidade pelas janelas do busão! Foi ótimo pois descobri como a cidade é grande. Me surpreendeu pela organização e cuidado, já que na minha cabeça a impressão era de ser algo desorganizado, graças ao que falam da vizinha Ciudad del Leste, no Paraguai. Aprovada!

Mas como são longe as Cataratas da cidade, pelo menos 50 minutos de ônibus! Ainda bem que era domingo e não tinha trânsito. Já no Centro de Atenção ao Visitante, me surpreendi novamente com a organização do local e o preparo para atender aos turistas. Apesar do preço caro, 29,90 para o passeio padrão, ainda assim compensa, pois todo o traslado, o equipamento e profissionais à disposição são coisas de primeiro mundo. O Brasil deveria se desapegar de vez da dependência do governo para tocar quaisquer projetos de interesse público, tais como saúde, educação, turismo entre outras áreas, claro, com a redução da tributação sobre os pobres cidadãos.

Retomando ao que interessa, me deparo com as tais Cataratas que sempre ouvi falar! Que lindas, uma obra de arte divina! Magnífica! Não preciso descrever com palavras, as imagens dizem por sí:





Um espetáculo! Vale muito a pena! Você renova as energias! Não dá pra conhecer um lugar assim e não acreditar que não existe uma força, energia,ser ou seja lá o que for que tenha criado isso tudo para nós!
As águas estavam bem barrentas devido às chuvas lá nos começos do rio Iguaçu, perto de Curitiba. A vazão triplicou, mas aqui em Foz nada de chuvas. Eu adorei saber disso! Ah, não são só as Cataratas a maravilha da natureza do lugar, mas a Mata Atlântica remanescente e todos os animais ali presentes. Muito bacana de ver!



Enfim, valeu mais uma vez o dia. Agora vou descansar para amanhã acordar cedinho e comprar logo as muambinhas paraguaias! Abraços!




7 comentários:

  1. Muito bacana meu velho. Estou contigo nessa viagem. Você sabe que daria bem certo passar por esses lugares com os amigos viajantes de sempre.

    ResponderExcluir
  2. É seu amigo Rafael falando. Hahaha. Sem assinatura fica difícil.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Grande Trovador Andante! Maneiríssimas as fotos...

    ResponderExcluir
  5. Grande Léo,

    Continue publicando, estamos curtindo muito.

    Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  6. fotos aparecendo... agora sim.
    manda bala.

    ResponderExcluir
  7. Foz é muito bacana... as cataratas incríveis... fez os passeios de rafting? e o rapel??? são muito phoda...

    ResponderExcluir